HISTÓRIA DA MODA NO SÉCULO XX
R$ 119,90
| Duração: 1 hora |
| Vídeo: 12 |
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Objetivo do Curso
A moda é um reflexo de seu tempo! Neste curso iremos decifrar grandes acontecimentos na história da moda e sua relação com o contexto histórico. Quais eventos sociais, políticos, culturais, aconteceram no mundo e como a moda refletiu estes contextos
Conteúdo programático
1. Introdução: A moda é um reflexo de seu tempo
Nesta introdução à história da moda do século XX, a professora Giovanna convida os alunos a refletir sobre como a moda muda e se relaciona com o mundo. Através de um estudo de cada década, os alunos irão aprender a decifrar as silhuetas e entender como os contextos são traduzidos através da moda.
2. 1900: Bem-vindos à Belle Époque
Descubra a moda do começo do século XX e entenda a silhueta ultrafeminina e o padrão de beleza das Gibson Girls. Observamos também os acessórios extravagantes, a alfaiataria masculina e a presença da Art Nouveau nas joias e adornos.
3. 1910: Rompendo com estruturas sociais e na moda
Neste episódio, exploramos a moda da década de 1910, abordando o impacto da Primeira Guerra Mundial e o papel das mulheres na força de trabalho. Destaque para as propostas disruptivas do designer Paul Poiret.
4. 1920: A moda e os anos loucos
As mudanças na sociedade continuam na década de 1920. Os ares nesse período demonstram um otimismo e vontade de aproveitar a vida. Veremos como o comportamento e a moda acompanhar esse espírito do tempo e entenderemos a estética da Art Déco na moda, arquitetura e produtos.
5. 1930: A volta às normas e o escapismo
Nessa aula, aprenda sobre a década de 1930, marcada pela Grande Depressão, movimentos artísticos como o surrealismo e o impacto do cinema na sociedade. Na moda a designer de destaque do episódio é Elsa Schiaparelli.
6. 1940: A moda e o vestuário em tempos de guerra
A aula aborda o contexto da década de 1940, marcada pela Segunda Guerra Mundial e racionamento de recursos, incluindo tecidos. As mulheres passaram a trabalhar em empregos civis e a moda refletia essa nova realidade. Falaremos sobre o icônico “New Look”, criado por Christian Dior.
7. 1950: A elegância em meados do século
Entenderemos a moda dos anos 50, destacando a influência da juventude na sociedade e a elegância sofisticada do período, incluindo o trabalho do designer Cristóbal Balenciaga.
8. 1960: A luta pela liberdade na sociedade e na moda
Aprenda nesta aula como a moda refletiu os movimentos culturais na década de 1960. Revoluções sociais, a corrida espacial e a minissaia são alguns dos destaques. Descubra como as peças de vestuário mudaram ao longo da década.
9. 1970: Muitos estilos em uma só década
A moda na década de 70 é marcada por diferentes estilos que acontecem simultaneamente, Entre os destaques, estão o uso da alfaiataria pelas mulheres, o estilo gipsy, a Disco Music e o punk.
10. 1980: A era do exagero
A década de 80 foi marcada pelo exagero e materialismo, refletidos no vestuário. Os Ballroom e o Hip Hop trouxeram novas expressões, enquanto designers como Kawakubo, Yamamoto e Miyake questionaram o papel da moda.
11.1990: Fim do século cheio de pluralidades
Neste episódio, vamos explorar a moda na década de 1990, destacando o estilo grunge, minimalismo e informalidade, e como influenciaram a moda, cultura e beleza da época.
12. Finalização: A moda muda e sabemos o porquê
Nesta última aula, recapitularemos pontos- chave que vimos durante o curso. Lembraremos também como analisamos a moda do período e como podemos continuar exercitando o olhar para outros momentos da história da moda.
Metodologia
O curso será ministrado de forma totalmente online, proporcionando flexibilidade para que os participantes possam acessar as aulas de qualquer lugar e em qualquer horário conveniente. As aulas são compostas por vídeos curtos, permitindo que o aluno aprenda no seu próprio ritmo, com pausas quando necessário, e revisando os conteúdos quantas vezes desejar.
Instrutor
Giovanna Gaba é pós-graduada em História da Arte e bacharel em Design de Moda. Docente nos cursos de Design de Moda, Negócios da Moda, Design Gráfico, Design Digital e Design de Animação na Universidade Anhembi Morumbi, atua também na pós-graduação do Grupo Ânima e do Senac, nos cursos de Gestão Estratégica em Negócios de Moda e Direção de Criação e Styling de Moda. Investidora em startups veganas, possui mais de 10 anos de experiência em Comunicação, com foco em Comunicação Visual no setor editorial no Brasil e nos Estados Unidos (Las Vegas, NV e Hollywood, CA), além de atuar em Comunicação de Marca em departamentos de marketing de moda.
Público Alvo
Este curso é ideal para entusiastas de moda, estudantes de design, profissionais criativos e curiosos por história que desejam compreender como a moda do século XX refletiu e influenciou transformações sociais, culturais e políticas. Perfeito para quem busca conhecimento condensado e de qualidade, sem necessidade de formação prévia na área.
Recomendações Gerais
- Para aproveitar ao máximo este curso, sugerimos que você:
- Assista aos vídeos na sequência cronológica proposta para melhor compreensão da evolução da moda
- Reserve um ambiente tranquilo e sem interrupções durante as aulas
- Faça anotações dos pontos que mais despertarem seu interesse
- Reveja os conteúdos quantas vezes desejar para fixar conceitos e referências
- Complemente seu aprendizado buscando imagens de referência das épocas estudadas
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Sobre os instrutores
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